Musicalização Infantil
A musicalização é um processo de construção do
conhecimento, que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical,
favorecendo qualidades preciosas tais como: a destreza do raciocínio, o
desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico, do prazer
de ouvir música, da imaginação, da memória, da concentração, da atenção, do
respeito a si próprio e ao grupo, da disciplina pessoal, do equilíbrio, da
socialização e afetividade, e também contribuindo para uma efetiva consciência
corporal e de movimentação (Bueno, 2011, p. 177).
A musicalização é, portanto, o ponto
de partida para o estudo da música. Não se destina, a princípio, ao aprendizado
de um instrumento específico. Destina-se a tornar a criança sensível ao
aprendizado musical, conhecendo os elementos básicos da música, tendo a
consciência do próprio corpo e voz, tendo neles o seu primeiro instrumento
musical.
“Está provado que o treinamento
musical favorece o desenvolvimento cognitivo, a atenção, a memória, a agilidade
motora e capacidades similares” (Sundin, 1991, p. 143). A criança com menos de
6 anos está numa fase de aquisição da fala e atividades motoras. A
musicalização, antes mesmo de ser um mecanismo para o aprendizado musical, é um
suporte nesta fase inicial do desenvolvimento da criança.
Existe uma linha de musicalização
para bebês. Aplicada, geralmente, entre os 3 meses até os 3 anos de idade. “A
estimulação dos sentidos do bebê através
da música(...) pode ser vista com bastante significado nos seus primeiros anos
de vida, visto que os sentidos da visão e audição já fazem parte de sua vida
mesmo antes do seu nascimento” (Silva, 2010)
O objetivo da musicalização é fazer
com que a criança vivencie e a música, experimentando as diversas formas
básicas do fazer musical, como ritmo e melodia. O cantar já faz parte do ser
humano mesmo antes do mesmo adquirir a linguagem falada. “O canto, como fator
preponderante e básico da musicalização, vem, através dos tempos, sendo o
suporte da grande maioria de métodos e pedagogias musicais em todo o mundo”
(Paz, 2010, p.14).
É pela vivência que a
criança aproxima-se da música, envolve-se com ela, passa a amá-la e permite que
faça parte de sua vida. Eles enfatizam a importância do movimento e do canto na
aprendizagem da música, apesar de cada qual enfatizar um aspecto diferente
(FONTERRADA 2008, p. 177).
Por
ser uma atividade trabalhada com ludicidade, a musicalização é atrativa para a
criança, estimulando-a em diversos aspectos, desde o desenvolvimento psicomotor
até sua criatividade. Aprender música por meio de jogos e brincadeiras,
tornando a atividade dinâmica.
Musicalizar
brincando é um processo que completa o desenvolvimento da criança, que vai de
encontro aos seus interesses e proporciona benefícios que ela própria não
consegue avaliar, mas sentir, e esse brincar é, indiscutivelmente, a maior
atração para a criança. É vivenciando som e ritmo através de jogos e recreações
que o aprendizado musical chega hoje às crianças. (Bueno, 2011, p. 178)
Bueno (2011) destaca os benefícios
da musicalização, que trabalha a socialização, o desenvolvimento
cognitivo/linguístico, desenvolvimento psicomotor, socioafetivo, busca o
equilíbrio emocional, a consciência social e coletiva, aptidão inventiva,
expressividade da criança, raciocínio lógico e matemático, coordenação motora,
percepção sonora, espacial, entre outros benefícios.
Torna-se, portanto, a musicalização,
uma importante ferramenta para o crescimento social do indivíduo. E prepara
para um subsequente estudo musical nas idades superiores.
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Referencias:
BUENO,
Roberto. Pedagogia da Música – Volume 1.
Jundiaí: Keyboard Editora Musical Ltda. 2011, p.248.
FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira, 1939. De Tramas e Fios: Um ensaio sobre música e
educação. 2. Ed. São Paulo: Editora UNESP; Rio de Janeiro: Funarte, 2008.
PAZ. Ermelinda A. 500
Canções Brasileiras. 2ª ed. Re. – Bras[ília, DF: MusiMed, 2010.
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