Musicalização Infantil

       

    O estudo de música possui muitas vertentes. Desde a prática e teoria, à tecnologia e ciência. A musicalização está na base do iceberg musical. É o alicerce que pretende tornar o indivíduo sensível à música e ao estudo da mesma.

A musicalização é um processo de construção do conhecimento, que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo qualidades preciosas tais como: a destreza do raciocínio, o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, da memória, da concentração, da atenção, do respeito a si próprio e ao grupo, da disciplina pessoal, do equilíbrio, da socialização e afetividade, e também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação (Bueno, 2011, p. 177).
           
            A musicalização é, portanto, o ponto de partida para o estudo da música. Não se destina, a princípio, ao aprendizado de um instrumento específico. Destina-se a tornar a criança sensível ao aprendizado musical, conhecendo os elementos básicos da música, tendo a consciência do próprio corpo e voz, tendo neles o seu primeiro instrumento musical.
            “Está provado que o treinamento musical favorece o desenvolvimento cognitivo, a atenção, a memória, a agilidade motora e capacidades similares” (Sundin, 1991, p. 143). A criança com menos de 6 anos está numa fase de aquisição da fala e atividades motoras. A musicalização, antes mesmo de ser um mecanismo para o aprendizado musical, é um suporte nesta fase inicial do desenvolvimento da criança.
            Existe uma linha de musicalização para bebês. Aplicada, geralmente, entre os 3 meses até os 3 anos de idade. “A estimulação dos sentidos do bebê  através da música(...) pode ser vista com bastante significado nos seus primeiros anos de vida, visto que os sentidos da visão e audição já fazem parte de sua vida mesmo antes do seu nascimento” (Silva, 2010)
            O objetivo da musicalização é fazer com que a criança vivencie e a música, experimentando as diversas formas básicas do fazer musical, como ritmo e melodia. O cantar já faz parte do ser humano mesmo antes do mesmo adquirir a linguagem falada. “O canto, como fator preponderante e básico da musicalização, vem, através dos tempos, sendo o suporte da grande maioria de métodos e pedagogias musicais em todo o mundo” (Paz, 2010, p.14).

É pela vivência que a criança aproxima-se da música, envolve-se com ela, passa a amá-la e permite que faça parte de sua vida. Eles enfatizam a importância do movimento e do canto na aprendizagem da música, apesar de cada qual enfatizar um aspecto diferente (FONTERRADA 2008, p. 177).

            Por ser uma atividade trabalhada com ludicidade, a musicalização é atrativa para a criança, estimulando-a em diversos aspectos, desde o desenvolvimento psicomotor até sua criatividade. Aprender música por meio de jogos e brincadeiras, tornando a atividade dinâmica.

Musicalizar brincando é um processo que completa o desenvolvimento da criança, que vai de encontro aos seus interesses e proporciona benefícios que ela própria não consegue avaliar, mas sentir, e esse brincar é, indiscutivelmente, a maior atração para a criança. É vivenciando som e ritmo através de jogos e recreações que o aprendizado musical chega hoje às crianças. (Bueno, 2011, p. 178)

            Bueno (2011) destaca os benefícios da musicalização, que trabalha a socialização, o desenvolvimento cognitivo/linguístico, desenvolvimento psicomotor, socioafetivo, busca o equilíbrio emocional, a consciência social e coletiva, aptidão inventiva, expressividade da criança, raciocínio lógico e matemático, coordenação motora, percepção sonora, espacial, entre outros benefícios.
            Torna-se, portanto, a musicalização, uma importante ferramenta para o crescimento social do indivíduo. E prepara para um subsequente estudo musical nas idades superiores.
             
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Referencias:
BUENO, Roberto. Pedagogia da Música – Volume 1. Jundiaí: Keyboard Editora Musical Ltda. 2011, p.248.

FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira, 1939. De Tramas e Fios: Um ensaio sobre música e educação. 2. Ed. São Paulo: Editora UNESP; Rio de Janeiro: Funarte, 2008.

PAZ. Ermelinda A. 500 Canções Brasileiras. 2ª ed. Re. – Bras[ília, DF: MusiMed, 2010.

SILVA, Ana Elisa de Almeida. Musicalização para Bebês: A importância da EducaçãoMusical em Creches e Pré Escolas. III Encontro de Educação Musical da UNICAMP: Anais. 18 a 20 mde agosto de 2010, Disponível em: http://www.ciacasa.com.br/imagens/banco/laudo_G_COD-4338340180_arquivo_Anais_IIIs_EEM.pdf#page=78

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