Beethoven: 245º aniversário.
Ludwig van Beethoven, nascido no dia 17 de dezembro de 1770, na cidade de Bonn, região da Prussia, hoje Alemanha. Foi um compositor que transita entre os períodos clássico e romântico. Quebrou paradigmas, foi um rebelde solitário. Aprisionado por uma enfermidade que lhe custou o bem mais precioso dos músicos, sua audição.
Seu avô, Ludwig, o velho, foi músico, e seu pai Johann era tenor. O jovem Beethoven logo mostrou aptidão para a música, sendo visto por seu pai como um "novo Mozart" a ser explorado. O pai de Beethoven era alcoólatra e extremamente violento, e impunha ao filho um regime de agressões físicas e morais. O jovem Beethoven perde sua mãe para a tuberculose e o pai para o álcool, se vendo obrigado a cuidar dos irmãos mais novos e, posteriormente, do sobrinho Karl.
Ao longo da vida, obteve muitos romances, mas jamais se casou. Sua solidão tornou-se inspiração para muitas de suas composições, como é o caso da Sonata opus 27, chamada de "Sonata ao Luar", composta para Giulietta Guicciardi, a quem muitos acreditam que seja a sua "amada imortal", descrita em cartas escritas por Beethoven.
Sua veia política também pode ser notada em sua Sinfonia nº 3, "Heróica". Inicialmente fora escrita para o general Napoleão Bonaparte, ainda sob a atmosfera de "Liberdade, Igualdade e Fraternidade", pregadas pela Revolução Francesa. Quando, porém, Napoleão se declarou imperador, Beethoven fez questão de riscar sua dedicatória, substituindo-a por "à memória de um grande homem".
Dentre suas maiores obras, não se pode negar a importância das Sinfonias nº 5, nº 6 (Pastoral) e nº 9. A 5ª por seu marcante tema. A 6ª por seu carácter de música programática, que serviria como inspiração para muitos poemas sinfônicos escritos no período romântico. Já a 9ª, talvez obra de maior grandeza, possui muitas inovações. A começar por ter incluso um coral ao fim do 4º movimento. Também por trazer no derradeiro movimento, pequenos temas de 3 primeiros movimentos da peça, trazendo uma unidade nunca antes abordada em Sinfonias. Sem falar no fato de que já encontrava-se completamente surdo quando a compôs.
A 9ª Sinfonia possui um poema de Friederich Von Schiller, intitulado "Ode à Alegria". Este tema é cantado por 4 solistas que contrapõem a agitação dos primeiros movimentos da obra, entoando coros de esperança e alegria, acompanhados também por um Coro de vozes mistas. As melodias dos contrabaixos e cellos "duelam" com as vozes que entoam que é preciso mudar o espírito e exaltar a alegria e esperança.
Beethoven veio a falecer em 26 de março de 1827, com apenas 56 anos de idade. Deixou um grande legado para a humanidade, com suas belas composições. O Google homenageou seus 245ª anos de nascimento com um "doodle" especial.
Referências:
CANDÉ, Roland de. História Universal da Música: Volume 2. Tradução: Eduardo Brandão. 2ª de. São Paulo, Martins Fontes, 2001.
RINCÓN, Eduardo. Ludwig Van Beethoven. Coleção Folha de Música Clássica. São Paulo, Publifolha, 2006.
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ludwig_van_Beethoven
https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSTe6BlRm95QGqrFvEz3BWarNb5TKkxE5f_vX7GphKG2cj-AxwAAOkuEoHu
Comentários
Postar um comentário