Mozart, o menino gênio.



Wolfgang Amadeus Mozart, nascido Johannes ChrysostomusWolfgangus Theophilus Mozart, foi um compositor austríaco, nascido em Salzburgo em 27 de janeiro de 1756.

Sétimo filho da família Mozart, o jovem iniciou seus estudos desde muito cedo, por intermédio de seu pai Leopold. Tendo demonstrado grande aptidão musical desde os primeiros anos de vida, o jovem Mozart foi estimulado a tocar em concertos particulares para a nobreza, que apreciava o menino prodígio. Suas primeiras composições datam de 1761, quando o então menino estava com 5 anos de idade. Estas composições foram registradas por seu pai e, portanto, não é possível determinar se são integralmente do jovem Mozart ou se houve contribuição paterna nestas.


Tendo se destacado como violinista e pianista desde os seus primeiros anos, Mozart tornou-se compositor da corte de Salzburgo ainda na adolescência. No período do Classicismo, o regime do mecenato estava muito em voga, portanto os compositores dependiam financeiramente de seus patrões, bom como suas obras estavam muitas vezes atreladas a uma necessidade ou exigência do mecenas.

Mozart, porém, não estaria fadado à prisão criativa imposta pelo seu patrão por muito tempo. Em viagem à "cidade dos músicos", Viena, em 1781, o compositor de 25 anos desentendeu-se com o seu mecenas, sendo demitido logo em seguida. A liberdade de Mozart custou-lhe caro financeiramente, pois ele não conseguiu obter uma estabilidade nos anos seguintes. Porém, representou uma importante ruptura para os compositores que viriam após ele.


Mozart segue em Viena e se destaca por suas óperas, como O Rapto do Serralho, Don Giovanni, A Flauta Mágica, As Bodas de Fígaro, entre outras. Possui mais de 600 obras catalogadas, entre concertos, óperas, Sinfonias, etc. Se destaca também o seu inacabado Réquiem, uma Missa Fúnebre cuja história é envolta em mistério e a qual estava em fase final de composição nos últimos momentos de vida de Mozart.

O compositor faleceu em Viena em 5 de dezembro de 1791, com 35 anos. A causa da morte permanece um mistério, bem como a localização dos restos mortais de Mozart, uma vez que ele foi sepultado numa vala comum, reservada para pessoas que não tem condições de pagar pelo funeral.

Em 2016 comemora-se 260 anos do nascimento de Mozart. Sua história continua fascinando muitas pessoas. Inúmeras obras cinematográficas foram inspiradas em sua vida. Destaca-se o filme Amadeus (1984), de Milos Forman, que retrata a rivalidade de Mozart e do compositor italiano Antonio Salieri. 

Referências:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/df/MozartVeronadallaRosa.jpg

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3f/Wolfgang-amadeus-mozart_2.jpg

http://kidsmusiccorner.co.uk/wp-content/uploads/2010/01/Mozart.jpg

https://pt.wikipedia.org/wiki/Wolfgang_Amadeus_Mozart

http://draanabeatriz.com.br/wp-content/uploads/2015/03/amadeus_foto.jpg


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Instrumentos Exóticos: O Dulcimer dos Apalaches

1º de Outubro. Dia Internacional da Música

16 de abril: Dia Mundial da Voz