CARMEN COSTA: A EMBAIXATRIZ DO SAMBA

 

Precisamente hoje, dia 5 de julho, nascia no ano de 1920 a cantora Carmen Costa. Batizada de Carmelita Madriarga, vinda do interior do Rio de Janeiro, iniciou no canto fazendo parte de celebrações religiosas em sua cidade natal.

Trabalhou como empregada doméstica na casa do cantor Francisco Alves com a idade de 15 anos. Este foi o seu padrinho, que a convenceu a cantar em uma festa na qual estava presente a também cantora Carmen Miranda.

Ganhou o concurso de calouros do programa de Ary Barroso e iniciou no final dos anos 30 sua carreira profissional, ao lado do cantor e compositor Henricão. Seu primeiro sucesso foi Está Chegando A Hora. Com Henricão, formou dupla até 1942.



Em 1945, casa-se com o americano Hans Van Koehler e passa a viver nos Estados Unidos. Neste período, se apresenta em diversos locais, tanto em Nova York como em outros países da América do Sul. Em 1962 se apresenta no Carnegie Hall no famoso concerto da Bossa Nova, ao lado de Tom Jobim, João Gilberto, entre outros.

Em 2003 se tornou a primeira pessoa a ser tombada como patrimônio artístico e cultural do Brasil. Compôs a música Tombamento para celebrar este fato. Faleceu de insuficiência renal, seguido de parada cardíaca no ano de 2007.



No ano de 2016, o site Google prestou homenagem em sua página inicial pelos 96 anos de nascimento da cantora. Entre seus maiores sucessos estão Está Chegando a Hora, Cachaça Não É Água, Sonhei Que Estava Em Pernambuco, Casinha da Marambaia, entre outras.



Referências:




http://raca.digisa.com.br/especiais/embaixatriz-do-samba/2197/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Instrumentos Exóticos: O Dulcimer dos Apalaches

1º de Outubro. Dia Internacional da Música

16 de abril: Dia Mundial da Voz