Blue - Joni Mitchell 45 anos
Uma voz poderosa, letras confessionais e uma poderosa poesia. Essa é a fórmula de sucesso utilizada por Joni Mitchell para fazer o que para muitos é o seu álbum definitivo.
Blue chega aos seus 45 anos. Joni Mitchell começou a produzir o álbum logo após o rompimento com o músico Graham Nash, do grupo Crosby, Stills e Nash. Além das relações amorosas, Joni abre seu coração na canção Little Green, escrita para sua filha, a qual ela deu à adoção no ano de 1965.
A história da canção foi revelada apenas no ano de 1993, quando uma ex-colega de quarto de Joni vendeu a história aos tablóides. Joni confessou ter dado sua filha por estar numa situação de pobreza grande, e que "uma mãe infeliz não é capaz de criar uma criança feliz". Joni reencontrou sua filha no ano de 1997.
Joni Mitchell e sua filha Kilauren Gibb |
Outras canções de destaque são River, que obteve várias regravações famosas, The Last Time I Saw Richard e A Case Of You, na qual a artista sempre tocava acompanhada do dulcimer dos apalaches.
Joni tocando o Dulcimer dos Apalaches |
O álbum folk é marcado pelas belas melodias, por vezes acompanhadas ao violão e outras ao piano. Joni ganha a companhia de Stephen Stills e James Taylor em algumas canções.
Roberta Joan Anderson é compositora, cantora, violonista, poetisa e artista plástica. Nascida no Canadá em 1943, passou por diversos problemas no princípio da carreira. Casou-se pela primeira vez com o cantor Chuck Mitchell, adotando seu nome. O casamento aconteceu em situação de desespero, na qual Joni encontrava-se sem dinheiro e sem moradia. Durou apenas 1 ano e meio. Apenas em 1967 a situação de Joni começou a melhorar, com a ajuda de David Crosby e Elliot Roberts, ex-integrantes do The Birds, que lhe conseguiram contrato em uma gravadora.
Capa do álbum Both Sides Now. Auto retrato pintado por Joni |
Auto retrato de Joni inspirado em pintura de Van Gough para o álbum Turbulent Indigo |
Em 1969, Joni participou do festival de Woodstock, juntamente com Joan Baez, Janis Joplin, entre outros. Em 22 de junho de 1971 ela lança Blue. Até os dias atuais, este é o álbum de maior relevância da carreira da artista. Ocupa a 30ª posição na lista dos 500 melhores álbuns da históra, na lista da revista Rolling Stones. A mesma revista elegeu como o 2º melhor álbum lançado por uma artista feminina, atrás apenas de "I Never Loved a Man The Way I Love You" da cantora americana Aretha Franklin.
Todas as canções foram escritas e arranjadas por Joni Mitchell
Lista de Músicas:
1 - All I Want
2 - My Old Man
3 - Little Green
4 - Carey
5 - Blue
6 - California
7 - This Flight Tonight
8 - River
9 - A Case Of You
10 - The Last Time I Saw Richard
River
Little Green
Referências:
http://topsify.com.br/noticias/os-45-anos-de-blue-beleza-e-emocao-na-voz-de-
https://pt.wikipedia.org/wiki/Blue_(%C3%A1lbum_de_Joni_Mitchell)
https://pt.wikipedia.org/wiki/Joni_Mitchell
https://en.wikipedia.org/wiki/Little_Green_(song)
http://jonimitchell.com/img/covers/xblue.jpg
http://cdn8.openculture.com/wp-content/uploads/2013/11/joni-mitchell-at-.jpg
http://www.bluedoorokc.com/wp-content/uploads/2015/11/Joni_Mitchell_.focus-none.width-800-800x420.png
http://jonimitchell.com/paintings/images/288.jpg
http://jonimitchell.com/img/covers/xbsn.jpg
http://dailyentertainmentnews.com/wpgo/wp-content/uploads/2015/04/image_thumb5.png
http://25.media.tumblr.com/tumblr_lhv693Vml41qbiu5fo1_400.jpg
Comentários
Postar um comentário