Blue - Joni Mitchell 45 anos



Uma voz poderosa, letras confessionais e uma poderosa poesia. Essa é a fórmula de sucesso utilizada por Joni Mitchell para fazer o que para muitos é o seu álbum definitivo.


Blue chega aos seus 45 anos. Joni Mitchell começou a produzir o álbum logo após o rompimento com o músico Graham Nash, do grupo Crosby, Stills e Nash. Além das relações amorosas, Joni abre seu coração na canção Little Green, escrita para sua filha, a qual ela deu à adoção no ano de 1965.

A história da canção foi revelada apenas no ano de 1993, quando uma ex-colega de quarto de Joni vendeu a história aos tablóides. Joni confessou ter dado sua filha por estar numa situação de pobreza grande, e que "uma mãe infeliz não é capaz de criar uma criança feliz". Joni reencontrou sua filha no ano de 1997.

Joni Mitchell e sua filha Kilauren Gibb

Outras canções de destaque são River, que obteve várias regravações famosas, The Last Time I Saw Richard e A Case Of You, na qual a artista sempre tocava acompanhada do dulcimer dos apalaches.

Joni tocando o Dulcimer dos Apalaches

O álbum folk é marcado pelas belas melodias, por vezes acompanhadas ao violão e outras ao piano. Joni ganha a companhia de Stephen Stills e James Taylor em algumas canções.

Roberta Joan Anderson é compositora, cantora, violonista, poetisa e artista plástica. Nascida no Canadá em 1943, passou por diversos problemas no princípio da carreira. Casou-se pela primeira vez com o cantor Chuck Mitchell, adotando seu nome. O casamento aconteceu em situação de desespero, na qual Joni encontrava-se sem dinheiro e sem moradia. Durou apenas 1 ano e meio. Apenas em 1967 a situação de Joni começou a melhorar, com a ajuda de David Crosby e Elliot Roberts, ex-integrantes do The Birds, que lhe conseguiram contrato em uma gravadora.
Capa do álbum Both Sides Now. Auto retrato pintado por Joni

Auto retrato de Joni inspirado em pintura de Van Gough para o álbum Turbulent Indigo


Em 1969, Joni participou do festival de Woodstock, juntamente com Joan Baez, Janis Joplin, entre outros. Em 22 de junho de 1971 ela lança Blue. Até os dias atuais, este é o álbum de maior relevância da carreira da artista. Ocupa a 30ª posição na lista dos 500 melhores álbuns da históra, na lista da revista Rolling Stones. A mesma revista elegeu como o 2º melhor álbum lançado por uma artista feminina, atrás apenas de "I Never Loved a Man The Way I Love You" da cantora americana Aretha Franklin.


Todas as canções foram escritas e arranjadas por Joni Mitchell

Lista de Músicas:

1 - All I Want

2 - My Old Man

3 - Little Green

4 - Carey

5 - Blue

6 - California

7 - This Flight Tonight

8 - River

9 - A Case Of You

10 - The Last Time I Saw Richard

River

Little Green


Referências:

http://topsify.com.br/noticias/os-45-anos-de-blue-beleza-e-emocao-na-voz-de-

https://pt.wikipedia.org/wiki/Blue_(%C3%A1lbum_de_Joni_Mitchell)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Joni_Mitchell

https://en.wikipedia.org/wiki/Little_Green_(song)

http://jonimitchell.com/img/covers/xblue.jpg

http://cdn8.openculture.com/wp-content/uploads/2013/11/joni-mitchell-at-.jpg

http://www.bluedoorokc.com/wp-content/uploads/2015/11/Joni_Mitchell_.focus-none.width-800-800x420.png

http://jonimitchell.com/paintings/images/288.jpg

http://jonimitchell.com/img/covers/xbsn.jpg

http://dailyentertainmentnews.com/wpgo/wp-content/uploads/2015/04/image_thumb5.png

http://25.media.tumblr.com/tumblr_lhv693Vml41qbiu5fo1_400.jpg

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Instrumentos Exóticos: O Dulcimer dos Apalaches

1º de Outubro. Dia Internacional da Música

16 de abril: Dia Mundial da Voz